A ACESC reúne os maiores e mais conceituados clubes do Estado de São Paulo. Veja lista abaixo e conheça um pouco mais sobre nossos associados.

Alphaville Tênis Clube

Alphaville Tênis Clube
O Alphaville Tênis Clube foi idealizado pelo engenheiro Yojiro Takaoka que, junto de Renato Albuquerque, foi responsável também pela fundação de Alphaville. No início, o clube serviu como objeto de marketing para atrair novos compradores para o primeiro residencial construído. Com o passar dos anos, o clube passou a ser uma associação independente, ponto de encontro dos novos moradores.
Fundado em setembro de 1976, o clube tem por finalidade proporcionar aos seus associados a prática de esportes formais e não formais, bem como realizar atividades de caráter social, recreativo, cultural e cívico.
Dados do clube:
Data de fundação: 2 de setembro de 1976
Número de sócios: 10.587 associados (informação no site, em 15/4/2015)
Endereço: Alameda Paris, 555, Alphaville – Barueri-SP – CEP 06474-000
Telefone: (11) 2188-2700
Site: www.alphavilletenisclube.com.br
E-mail: gerencia@alphaclube.com.br
Contato Diretoria Cultural: Janine Silva – janine@alphaclube.com.br
Contato Diretoria Esportiva: Paulo de Rosário – paulo@alphaclube.org.br
Anhembi Tênis Clube

São Paulo Golf Club
O convívio social, as práticas físicas salutares e o fomento da cultura formaram o ponto de partida dos grandes projetos remodeladores da cidade.
Cientes dessas premissas, eminentes personalidades da sociedade paulistana, ligadas aos mais variados setores profissionais, organizaram um plano audaz e ambicioso: a construção de um moderno e bem estruturado clube esportivo-social. Liderados por Leonardo de Barros Carvalho, diretor social do São Paulo Futebol Clube na ocasião, o grupo inspirou-se no pioneirismo dos bandeirantes para levar a cabo sua grande missão.
Dados do clube
Data da fundação: 03 de setembro de 1960
Quantidade de sócios: 4711
Endereço: Rua Alexandre Herculano n°02
Telefone: (11) 2142-0889
Site: www.clubeanhembi.com.br
E-mail: gerencia@clubeanhembi.com.br
Contato Diretoria Cultural: culural@clubeanhembi.com.br
Contato Diretoria Esportiva: gerenciadeesportes@clubeanhembi.com.br
Associação Brasileira ``A Hebraica`` de São Paulo

Associação Brasileira A Hebraica de São Paulo
A Associação Brasileira “A Hebraica” de São Paulo é o maior clube judaico do mundo, com mais de 20 mil associados de perfil empreendedor, formadores de opinião e com alto poder aquisitivo. Cerca de 2.500 associados circulam durante a semana pelo clube e 6.500, nos fins de semana, praticando as diversas atividades que A Hebraica proporciona.
Ocupando uma área de aproximadamente 65 mil m² e localizada em um dos bairros mais nobres de São Paulo, o Jardim Paulistano, A Hebraica é o ponto de encontro de diversas gerações, onde sócios de todas as idades se reúnem por meio de valores sociais, culturais, esportivos e educacionais.
Dados do clube
Data de fundação: 20 de março de 1955
Número de sócios: 9.969 associados (lista ACESC)
Endereço: Rua Hungria, 1.000 – SP-SP – CEP 01455-000
Telefone: (11) 3818-8800
Site: www.hebraica.org.br
E-mail: atendimento@hebraica.org.br
Contato Diretoria Cultural: Lucilla Glogowski – lucilla@hebraica.org.br
Contato Diretoria Esportiva: Eduardo Zanolli – ezanolli@hebraica.org.br
Círculo Militar de São Paulo

Círculo Militar de São Paulo
Após o término da Segunda Guerra Mundial, em 8 de maio de 1945, São Paulo acolhia centenas de imigrantes refugiados dos países destroçados da Europa e os oficiais da reserva, convocados para o serviço ativo, que agora retornavam às suas atividades civis. Militares e civis reuniam-se com frequência na Praça do Patriarca e nas Arcadas do Largo São Francisco. Dessas reuniões informais, surgiu a ideia de se fundar uma entidade de congraçamento entre militares e civis. Foi assim que, em 29 de novembro de 1947, no auditório da Biblioteca Municipal, mais de trezentos oficiais se reuniram e exteriorizaram a grande alegria e satisfação de fundar um Círculo Militar com caráter cívico, social, recreativo, cultural e desportivo, que reunisse toda a oficialidade das Forças Armadas e civis conceituados da sociedade paulistana.
Dados do Clube:
Data de Fundação: 29 de Novembro de 1947
Número de Sócios: 15.848
Endereço: Rua Abílio Soares nº 1589
Telefone: 11 3056-4055
Site: circulomilitar.org.br
Contato Diretoria Cultural: cultural@circulomilitar.com.br
Contato Diretoria Esportiva: esportes@circulomilitar.com.br
Clube Alto dos Pinheiros

Clube Alto dos Pinheiros
O prazo corre, o trânsito não. Estresse? Um dia cansativo, exaustivo? A agenda é seu guia? Pare um pouco. Vai iniciar uma rotina de descompressão.
Imagine um lugar. Sem pressão, nem cargo, nem cobrança. No meio de todo o caos, um oásis. Vai recusar esse convite?
Você merece um dia off para praticar esportes, almoçar com a família, ler um livro ou simplesmente curtir e relaxar. Não precisa de hora marcada, é só chegar e encontrar os amigos. Ou ter a surpresa de conhecer alguém novo.
Desconecte-se. Reconecte-se com você, seus amigos e com tudo que é realmente seu.
Clube AP. Decididamente Off.
Dados do clube
Data de fundação: 16 de junho de 1960
Número de sócios: 4800
Endereço: Rua Guerra Junqueiro n°115
Telefone:
Site: clubeap.com.br
Contato Diretoria Cultural
wellington.nogueira@clubeapcom.br
Contato Diretoria Esportiva: marcelo.purjol@clubeap.com.br
Club Athletico Paulistano

Club Athletico Paulistano
O Club Athletico Paulistano foi fundado em 30 de novembro de 1900 e teve sua primeira sede na Rua da Consolação, onde se localizava o Velódromo. Na época, o ciclismo, o remo no Rio Tietê e o golfe no Morro dos Ingleses eram os esportes mais praticados em São Paulo. O objetivo do novo clube era promover o futebol dentro do Velódromo, ideia que foi um sucesso nos primeiros 15 anos de história do CAP.
Em 1915, o local foi desapropriado para a construção da Rua Nestor Pestana, onde se localiza atualmente o Teatro Cultura Artística. O Club Athletico Paulistano, então, mudou-se para um novo local. Em 29 de dezembro de 1917, inaugurou-se a sede atual, entre as ruas Honduras e Estados Unidos, no privilegiado bairro Jardim América.
Ocupando uma área de mais de 41 mil metros quadrados, o clube, que é considerado uma das mais tradicionais associações social, cultural e esportiva de São Paulo, promove diariamente atividades esportivas, culturais e sociais. São 36 modalidades esportivas, cinema com programação atualizada, teatro, festas, shows, exposições de artes plásticas, cursos e workshops.
Destaca-se, principalmente, pela qualidade de lazer e entretenimento que oferece aos associados. O clube recebe em média 4.100 sócios diariamente, que participam das diversas atividades oferecidas.
Dados do clube
Data da fundação: 30 de novembro de 1900
Número de sócios: 25.547 (informações ACESC)
Endereço: Rua Honduras, 1.400 – Jd. América – SP-SP – CEP 01428-900
Telefone: (11) 3065-2000
Site: www.paulistano.org.br
E-mail: marketing@paulistano.org.br
Contato Diretoria Cultural: Silvana Marani – Silvana.marani@paulistano.org.br
Contato Diretoria Esportiva: Kátia Alves – Katia.alves@paulistano.org.br
Club Homs

Club Homs
Clube Homs- HOMS é o nome de uma importante cidade a oeste da Síria. Encontra-se a 450 metros acima do nível do mar, as margens do rio Orontes, localizada a 160 km da capital, Damasco.
Imigrantes sírios, oriundos da cidade de Homs, começaram a se reunir em uma pequena sala no centro de São Paulo, para relembrar memórias da pátria, mantendo, dessa forma, a tradição, a história, a cultura, a língua e os costumes da terra mãe.
Dados do clube
Data de fundação: 02 de maio 1920
Número de sócios: 430
Endereço: Avenida Paulista n° 735- Bela Vista
Telefone: (11) 3289-4088
Site: clubhoms.org.br
Contato Diretoria Cultural: Mércia Lullo – secretaria@clubehoms.org.br
Contato Diretoria Esportiva: – Alfredo Azar – secretaria@clubehoms.org.br
Club Transatlântico

Club Transatlântico
O começo dos anos setenta refletiu sobre a vida do Club Transatlântico.
A fundação de renomadas empresas, as inúmeras visitas de dirigentes de grandes indústrias, presidentes de associações e entidades, deputados e jornalistas levaram a um considerável enriquecimento das relações Brasil – Alemanha.
Diversos empresários passaram a utilizar as belíssimas instalações do Club, para a realização de seus eventos, legando aos seus dirigentes a responsabilidade de encontrar uma nova sede para ampliar seu espaço físico.
Dados do clube
Data da fundação: 11 de maio de 1954
Quantidade de sócios: 200
Endereço: Rua José Guerra n°130
Telefone: (11) 5181-8600/ (11) 5181-9297
Site: clubtransatlantico.com.br
E-mail: atendimento@clubetransatlantico.com.br
Contato Diretoria Cultural: magali@clubtransatlantico.com.br
Contato Diretoria Esportiva: magali@clubtransatlantico.com.br
Clube Atlético Monte Líbano

Clube Atlético Monte Líbano
O Clube Atlético Monte Líbano nasceu da iniciativa de um grupo de trinta pessoas, em 4 de abril de 1934. O primeiro nome dessa nova agremiação era Clube Athletico Syrio Libanez e, já no ano seguinte à sua criação, havia comprado o terreno no Ibirapuera – onde está até hoje.
A sede social e as primeiras quadras foram inauguradas um ano mais tarde e o nome, Clube Atlético Monte Líbano, foi oficializado em 1940 – depois de também passar por Clube Athetico Libanez, entre 1936 e 1940.
Desde então, o clube vem investindo seguidamente na ampliação e melhorias em sua infraestrutura, na organização de eventos sociais, que se destacam no cenário paulistano, no incentivo à prática esportiva e à promoção de inúmeros eventos culturais do mais alto nível.
Dados do clube
Data da fundação: 4 de abril de 1934
Número de sócios: 5.782 associados (informação mídia-kit 2015)
Endereço: Av. República do Líbano, 2.267 – SP-SP – CEP 04501-003
Telefone: (11) 5088-7070
Site: www.caml.com.br
E-mail: promocoes@montelibano.org.br
Contato Diretoria Cultural: Luciana Jagoschidz
luciana.jago@montelibano.org.br
Contato Diretoria Esportiva: Aires Fonseca Dias – aires@montelibano.org.br
Clube Atlético São Paulo

Clube Atlético São Paulo
Considerado o clube mais antigo da cidade de São Paulo, o SPAC nasceu oficialmente no dia 13 de maio de 1888, quando engenheiros da recém-construída São Paulo Railway Company, comerciantes da cidade e jovens de ascendência britânica se reuniram em um estabelecimento na Rua São Bento. O objetivo do encontro era discutir a fundação de um clube social esportivo, onde todos poderiam praticar o esporte predileto da época: o críquete.
Com o passar dos anos, o clube desenvolveu uma história importante também no futebol, consagrando-se campeão na primeira edição do Campeonato Paulista, criado em 1902, e em outros três anos: 1903,1904 e 1911. Atualmente, o SPAC promove competições de caráter amador entre seus associados e mantém um centro de convivência social.
Dados do clube
Ano de fundação: 1888
Número de associados: 1.100 títulos.
Endereços: Rua Visconde de Ouro Preto, 119, Consolação (Higienópolis) l Av. Atlântica, 1.448, Socorro (Santo Amaro)
Telefones: (11) 3217-5944 (Higienópolis) l (11) 5686-2220 (Santo Amaro)
Site: www.spac.org.br
E-mails: secretaria@spac.org.br l stoamaro@spac.org.br
Clube de Campo de São Paulo

Clube de Campo de São Paulo
Clube de Campo de São Paulo
O Clube de Campo de São Paulo, o CCSP, é uma área de beleza única, que fica às margens da Represa de Guarapiranga. E o melhor: ele está a apenas 20 minutos do centro da capital paulista.
O clube – que é um dos mais exclusivos do país – foi fundado em 1937 e proporciona condições ideais para a prática dos mais variados esportes, como golfe, hipismo, vela, tênis, futebol, corrida e passeios de bicicleta. Em sua área de 110 hectares, existem 200 mil m² de Mata Atlântica preservada.
Em meio à natureza, os apartamentos e chalés proporcionam conforto e bem-estar aos sócios, sempre com infraestrutura, serviços e segurança de excelência. O clube também conta com inúmeros diferenciais, como salas de jogos, salas de cinema – que apresentam sempre as melhores programações –, biblioteca, recreação infantil e serviços de massagem. Existem, também, cinco opções de restaurantes do mais alto padrão.
O CCSP realiza festas nas principais datas comemorativas do ano, proporcionando, assim, ótimos momentos de alegria e comemoração para seus sócios. Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Réveillon são apenas algumas das muitas datas celebradas no clube, que busca sempre se manter próximo aos seus associados, que chegam a um número de 2 mil pessoas (5 mil se incluídos dependentes). O clube também é palco de shows e eventos culturais, muitas vezes concorridíssimos.
A entidade ainda oferece inúmeras oportunidades para exposição de marcas de patrocínios junto a um público seleto e formador de opinião. Também há a possibilidade de locação de espaços para eventos de marketing e encontros empresariais. Já em seus departamentos esportivos, o CCSP realiza inúmeros campeonatos de vela, hipismo, golfe e tênis, além de sediar diversos eventos esportivos estaduais, nacionais e internacionais.
Dados do clube
Ano de fundação: 1937
Número de sócios: 1.507 (informações ACESC)
Endereço: Praça Rockford, 28 – Jardim Pouso Alegre – SP-SP – CEP 04826-410
Telefone: (11) 5923-5999
Site: www.ccsp.org.br
E-mail: Eventoscorporativos@ccsp.org.br
Contato Diretoria Cultural: Sandra Regina – Sandra@ccsp.org.br
Contato Diretoria Esportiva: Sandra Regina – Sandra@ccsp.org.br
Clube Esportivo Helvetia

Clube Esportivo Helvetia
Em um local nobre da cidade de São Paulo, o Clube Esportivo Helvetia nasceu do desejo de um grupo de tenistas da colônia suíça em praticar o esporte numa sede própria. Isso aconteceu em 1962, por iniciativa da Sociedade Suíça de Beneficência Helvetia, que dispunha de um terreno de 20.000 m² no Jabaquara, que mais tarde se tornaria a sede principal do clube.
O terreno havia sido adquirido muito antes, em 1921. A colônia suíça, proprietária do local, planejava a construção de um sanatório, mas durante décadas a área foi utilizada como local de lazer e para piqueniques nos fins de semana. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, um grupo de tenistas iniciou a construção de duas quadras e um poço artesiano, que garantiriam as condições de higiene e lazer.
Em 23 de março de 1962, em reunião onde estiveram presentes a diretoria da Beneficência, o representante do Consulado Geral da Suíça em São Paulo e outros nomes ilustres da sociedade da época, foi definida a fundação do clube e seu nome: Clube Esportivo Helvetia.
O Estatuto Social, que perdura até hoje, foi aprovado na ocasião, e 72 pessoas já haviam manifestado interesse em fazer parte do clube logo após sua formação.
Naquela época, já existiam quatro quadras no terreno, e mais duas foram construídas a partir de 1962, ano em que também foi aprovada a construção da piscina principal, após estudos sobre a qualidade da água disponível no poço artesiano. Em março do ano seguinte, a piscina era inaugurada, tornando-se um ponto de encontro para associados.
A primeira competição oficial do clube aconteceu em 1964, em torneio contra o Clube Holandês. Em junho daquele ano, novo confronto, dessa vez contra o clube inglês.
Hoje, 440 sócios, de uma comunidade de 1.800 associados, aproveitam o espaço que nasceu de um sonho da colônia suíça e transformou o Helvetia num ambiente agradável, descontraído e propício para o lazer e a prática de esportes.
Dados do clube
Data da fundação: 23 de março de 1962
Número de sócios: aproximadamente 1.800 (informações do site do clube, acessado em 14/4/2015)
Endereço: Av. Indianópolis, 3.145 – Planalto Paulista – SP-SP – CEP 04063-006
Telefone: (11) 2275-6738
Site: www.clubehelvetia.com.br
E-mail: sociocultural@clubehelvetia.com.br
Contato Diretoria Cultural: Carla Araújo sociocultural@clubehelvetia.com.br
Contato Diretoria Esportiva: Carla Araújo sociocultural@clubehelvetia.com.br
Clube Hípico de Santo Amaro

Clube Hípico de Santo Amaro
Em 1935, em São Paulo, foi fundado um dos maiores e mais importantes clubes para a prática dos esportes equestres no Brasil, o Clube Hípico de Santo Amaro.
Desde a sua fundação, o Clube Hípico de Santo Amaro tem sido exemplo e parâmetro para os demais clubes hípicos do país e da América do Sul, tanto por sua excelente infraestrutura para a prática do hipismo quanto pela realização de importantes concursos nacionais e internacionais e por seus renomados cavaleiros e amazonas, que ajudam a formar uma geração de atletas premiados internacionalmente.
Dados do clube:
Data da fundação: 07 de setembro de 1935
Quantidade de sócios: 300
Endereço: Rua Dr. Vito Rolim de Freitas n°421
Telefone: 11 5694-0600
Site: www.chsa.com.br
E-mail: diretoria@chsa.com.br
Contato Diretoria Cultural: Carla- diretoria@chsa.com.br
Contato Diretoria Esportiva: Valdenice – salto@chsa.com
Clube Paineiras do Morumby

Clube Paineiras do Morumby
Fundado em agosto de 1960, o Clube Paineiras do Morumby ocupa hoje uma área de quase 120 mil metros quadrados e tem o privilégio de possuir uma reserva de vegetação nativa.
Um complexo esportivo com sete piscinas aquecidas, três ginásios poliesportivos, treze quadras de tênis piso saibro, duas quadras de tênis piso rápido, cinco quadras de squash, quatro quadras de peteca, quadra de areia, campo de society, campo de futebol, pista de atletismo e fitness completo fazem parte dessa gigantesca estrutura de entretenimento. E, ainda, a Escola de Esportes, que oferece mais de 40 cursos de formação e educação esportiva.
A qualidade de vida é um diferencial no Paineiras. O SPA Paineiras oferece várias opções de tratamentos estéticos, massagens e sauna. Nosso Centro Médico Paineiras possui especialistas nas especialidades de medicina esportiva e fisioterapia, entre outras. Para facilitar o dia a dia, o Paineiras conta com serviço de manobrista nos estacionamentos, lava-rápido, lanchonetes, restaurante, barbearia, cabeleireiro, banca de jornal, mini-shopping, escola infantil, escola de idiomas, biblioteca, brinquedoteca.
E, é claro, as melhores festas e eventos.
Dados do clube
Data da fundação: agosto de 1960
Número de sócios: 21.892 (informações ACESC) e 24.000 (Informações mídia-kit 2015)
Endereço: Av. Doutor Alberto Penteado, 605 – Morumbi – SP-SP – CEP 05678-000
Telefone: (11) 3779-2000
Site: www.clubepaineiras.com.br
E-mail: marketing@clubepaineiras.com.br
Contato Diretoria Cultural: Karin Brink
karin.sociocultural@clubepaineiras.com.br
Contato Diretoria Esportiva: Reginaldo – Reginaldo.esportes@clubepaineiras.com.br
Esporte Clube Pinheiros

Esporte Clube Pinheiros
O Esporte Clube Pinheiros nasceu em 7 de setembro de 1899, e há 115 anos é o maior clube poliesportivo da América Latina.
O esporte é o combustível que move o Pinheiros, onde mais de 20 mil associados participam das modalidades recreativas ou competitivas, marcando presença nos pódios nacionais e internacionais.
Mesmo sendo um celeiro de atletas, o clube também busca excelência em cultura e lazer para os mais de 38.000 associados.
Contando com impressionantes 170.000 m², dos quais 80.000 m² são constituídos de área verde, o Pinheiros é um refúgio, no coração de São Paulo, para os pinheirenses que buscam um ambiente familiar, harmônico e agradável e querem fugir da agitada vida paulistana.
Dados do clube
Data da fundação: 7 de setembro de 1899
Número de sócios: aproximadamente 38.000 associados (informação mídia-kit 2015) / 38. 553 (informações ACESC)
Endereço: Rua Angelina Maffei Vitta, 493 – SP-SP – CEP 01455-902
Telefone: (11) 3598-9511
Site: www.ecp.org.br
E-mail: mkt@ecp.org.br
Esporte Clube Sírio

Esporte Clube Sírio
Fundado em 14 de julho de 1917, o Esporte Clube Sírio começou com uma festa entre jovens imigrantes sírios e libaneses que comemoravam a primeira presidência do então batizado “Sport Club Syrio”. Pouco tempo depois, foi alugado um conjunto em um prédio na Rua do Comércio, local que serviu como sede até 1920.
Nos primeiros tempos, o Sírio tinha como principal objetivo a prática de esportes, promovendo suas atividades nos clubes Germânia (atual Pinheiros) e Floresta (atual Espéria). O primeiro treino de futebol, em 12 de agosto de 1917, aconteceu na Companhia Antártica, hoje Parque Antártica.
Em setembro do mesmo ano, foi instituído o distintivo do clube, com o monograma utilizado até a década de 70.
Em 20 de janeiro de 1918, o time fez seu primeiro jogo oficial no Clube Floresta. Apesar de ter perdido na estreia (3×2) para o time dos Cronistas Esportivos, levantou, naquele ano, o campeonato da 2ª divisão de futebol.
Antes de completar um ano de atividades, em junho de 1918, o “Sport Club Syrio” tinha 150 associados. Seu crescimento fez com que, no início de 1920, a sede social fosse transferida para um conjunto na Rua Florêncio de Abreu. Ao mesmo tempo, alugou-se uma área no Parque São Jorge como sede esportiva. Mas isso parecia muito pouco para abrigar tantas futuras conquistas. No início da década de 20, o Sírio adquiriu uma área de 45.000 m² na Ponte Pequena, local próximo a diversos clubes de São Paulo, para onde transferiu sua sede social e esportiva, composta na época por quatro quadras de tênis, uma quadra de basquete, um campo de futebol e um lago para prática de esportes náuticos.
São Paulo cresceu de forma impressionante, novos bairros se formaram, muitas famílias e outros clubes transferiram-se para a zona sul da cidade.
O Sírio não foi exceção. Sua pujança levou a diretoria a vender a sede da Ponte Pequena, em 1949, e, com o apoio de um grupo de sócios abnegados, a adquirir vários lotes de terreno no “Caminho do Aeroporto” para abrigar o novo Esporte Clube Sírio, com espaço suficiente para atender ao crescente número de associados. As obras do primeiro prédio, no novo endereço da Av. Indianópolis, tiveram início em 1950. O primeiro Plano Diretor, elaborado pelo arquiteto Ícaro de Castro Mello, com a participação de Roberto Burle Marx, traçou a forma atual do clube, na época apelidado de “A Joia do Aeroporto”.
Esforço e dedicação de diretores e associados, com decisivo suporte de grandes beneméritos, fizeram do Sírio um patrimônio respeitável. As conquistas esportivas sucederam-se, especialmente as das equipes de basquete, culminando com a conquista do Campeonato Mundial Interclubes, um título que certamente motivou muitos outros jovens, dentro e fora do Sírio, para a saudável prática esportiva. Esse troféu mundial de basquete está representado em uma das estrelas amarelas no atual emblema do clube. A segunda estrela é mérito do tenista William Kiriakos, associado vencedor do mundial infantil, em 1982.
Em 2000, o Esporte Clube Sírio concretizou mais uma importante etapa da sua brilhante história ao inaugurar o prédio da nova sede, incorporando mais 11.000 m² à sua área construída. Em 2007, o Sírio completou 90 anos de fundação com grandes festividades durante todo o ano, culminando no grande jantar de comemoração. E como a vocação do clube é o crescimento, no ano de 2008 iniciou-se um grande sonho, a construção da moderna Academia, que reúne tudo o que há de mais avançado em aparelhagem e estrutura para o associado. A inauguração da Academia Sírio aconteceu no dia 8 de março de 2009. No mesmo ano de 2009, o Sírio imortalizou a sua magnífica história com a inauguração do Memorial Sírio, onde o visitante viaja por 92 anos de história, contada por troféus, medalhas, fotos, flâmulas… Com 5.500 associados e profundamente integrado à vida paulistana, o Esporte Clube Sírio faz parte da elite dos clubes socioculturais e esportivos de São Paulo, oferecendo o que há de mais moderno em matéria de lazer, cultura e esporte para todas as idades e, ao mesmo tempo, cultuando a preservação das tradições, dos costumes e da hospitalidade árabe no Brasil.
Dados do clube
Data da fundação: 14 de julho de 1917
Número de sócios: 5.348 (informações ACESC)
Endereço: Av. Indianópolis, 1.192 Planalto Paulista – SP-SP – CEP 04062-001
Telefone: (11) 2189-8500
Site: www.sirio.org.br
E-mail: sociocultural@sirio.org.br
Contato Diretoria Cultural: Rose Sanita –sociocultural@sirio.org.br
Contato Diretoria Esportiva: Rose Sanita –sociocultural@sirio.org.br
Ipê Clube

Ipê Clube
O Ipê Clube surgiu a partir dos ideais de um pequeno grupo de jogadores de pelota do E.C. Banespa, descontentes com a descriminação social entre os associados bancários e não bancários e com os crescentes encargos financeiros que oneravam o orçamento familiar. Tudo isso levou esse grupo, de pouco mais de 10 sócios, a pensar na fundação de um novo clube.
O grupo foi tomando vulto e, já acrescido de outros abnegados com o mesmo intuito, ou seja, a “Fundação de um novo Clube”, mais próximo do centro da cidade, porém ainda na margem da mesma trilha do bonde que servia o bairro de Santo Amaro, passou a se reunir na Rua Quintino Bocaiúva, 175, no Prédio das Arcadas, nas instalações da Associação Paulista de Belas Artes, entidade que ali tinha sua sede, cuja sala fora cedida pelo então presidente Cymbelino de Freitas.
Assim, no dia 29 de janeiro de 1946, foi celebrada a primeira reunião dos fundadores do clube e redigida a primeira ata, onde se decidiu, por unanimidade, que os dez primeiros nomes signatários da mesma fossem considerados os autênticos fundadores da nova entidade, e o nome escolhido foi “Ipê Clube “, devido às árvores de Ipê que existiam na localidade.
O terreno da prefeitura, inicialmente cedido em comodato, agora, por meio de um ato jurídico de permissão de uso, é o mesmo em que está erguida a nossa sede esportivo-social. Antigamente, a rua denominava-se Rua do Tanque, que era seccionada apenas pela Rua Moreira Guimarães (o caminho do aeroporto), depois passou a chamar-se Rua Estado de Israel e hoje é Rua Ipê, bem no centro de uma área valorizada e vizinha do saudável Parque Ibirapuera.
Atualmente, o Ipê Clube mantém as tradições da época, tendo seu escudo (antes distintivo, hoje logotipo) e abaixo da palavra IPÊ o sinal de igual, em respeito à igualdade estabelecida entre seus fundadores.
A primeira modalidade esportiva desenvolvida no clube foi a pelota, já que foram seus praticantes no Banespa que tomaram a decisão de fundar outro clube, o “Ipê Clube”. Logo em seguida, surgiram os praticantes de tênis, futebol, voleibol, basquetebol, bocha e malha. Hoje, o Ipê Clube conta com 17 modalidades esportivas olímpicas e outras tantas de educação física.
Ocupando uma área nobre no coração de São Paulo e bem junto ao Parque Ibirapuera, o Ipê Clube proporciona aos seus associados, além das várias modalidades esportivas e de educação física, um convívio sociocultural que em muito contribui para a educação e formação dos jovens Ipeanos.
Dados do clube
Data da fundação: 29 de janeiro de 1946
Número de sócios: 4.560 associados (Dados ACESC)
Endereço: Rua Ipê, 103 – SP/SP – CEP: 04022-005
Telefone: (11) 5574.7255
Site: www.ipeclube.com.br
E-mail: social@ipeclube.com.br
Contato Diretoria Cultural: Rosana Paz – social@ipeclube.com.br
Contato Diretoria Esportiva: Emílio Marchetti – esportesipe@ipeclube.com.br
Jockey Club de São Paulo

Jockey Club de São Paulo
O Jockey Club de São Paulo é parte integrante da história da cidade. Sua fundação se deu em 14 de março de 1875, com o nome de Club de Corridas Paulistano. No início, eram apenas 73 sócios – jovens e senhores da elite empresarial paulista – e um capital de 9 contos e 90 mil réis. Os dois principais fundadores foram, pela ordem, Raphael Aguiar Paes de Barros e Antônio da Silva Prado, posteriormente conhecido como capitão Antônio Prado.
O jovem Raphael Paes de Barros, filho do barão de Itu e neto do barão de Iguape, foi enviado por seu pai para estudar na Inglaterra. Voltou engajado na luta pela libertação dos escravos e apaixonado e entusiasta das corridas de cavalos, esporte que vivia seu grande apogeu na Europa.
A primeira corrida oficial do Jockey Club de São Paulo aconteceu em 29 de outubro de 1876, no Hipódromo da Mooca, na Rua Bresser, com direito a apresentação de banda de música e presença de um grande público. Os dois únicos cavalos inscritos, Macaco e Republicano, tiveram a honra de inaugurar as raias instaladas nas colinas da zona leste da capital. Apesar do favoritismo de Republicano, Macaco levou o primeiro prêmio da província.
Vários foram os fatos que ajudaram a construir a história do Jockey Club de São Paulo. Uma das grandes passagens se deu em 10 de julho 1877, quando ocorreu a primeira vitória de um cavalo tendo uma mulher como proprietária. O animal vencedor foi Corisco, pertencente a Maria Domitila de Aguiar Castro, neta da marquesa de Santos.
Mas engana-se quem pensa que a história do Jockey Club de São Paulo se resume às corridas de cavalos. Em 21 de abril de 1912, decolava do Hipódromo da Mooca um aeroplano, pilotado pelo comandante Edú Chaves, com destino ao Rio de Janeiro. Uma grandiosidade para a época.
Em 25 de janeiro de 1941, foi inaugurado o Hipódromo de Cidade Jardim, concebido por Fábio Prado, então prefeito de São Paulo e presidente do Jockey Club. Inicialmente, existia a determinação para que o novo hipódromo fosse instalado no Ibirapuera. Quis o destino, no entanto, que o Jockey Club fosse instalado em Cidade Jardim. O ocorrido se deu graças à doação, pela Companhia Cidade Jardim, de uma área de 600 mil metros, local onde hoje situa-se o hipódromo paulistano.
A Companhia City – que participou ativamente do processo de expansão da cidade de São Paulo – buscava a valorização daquele espaço que, na época, se colocava como um bairro distante, do outro lado do Rio Pinheiros. O Jockey Club de São Paulo foi, sem dúvida, um dos principais pilares no processo de crescimento de toda a região. Ao mesmo tempo em que recebia o terreno de Cidade Jardim, o Jockey Club de São Paulo concluía a doação do antigo hipódromo da Mooca para a municipalidade, contribuindo, assim, de forma decisiva para o desenvolvimento daquela região industrial e comercial da zona leste da capital paulista. Na década de 50, o arquiteto francês Sajous promoveu uma grande reforma no hipódromo, remodelando sua linha arquitetônica para o clássico, que compõe o desenho atual.
Hoje, o Jockey Club de São Paulo abriga cerca de 1.400 animais da raça Puro-Sangue Inglês. Esse é o contingente que forma os programas de corridas de Cidade Jardim aos sábados e domingos, a partir das 15 horas, e segundas, com início às 18h30. Essas programações, normalmente formadas por 10 páreos cada, são reforçadas com a vinda de cavalos do Tarumã (PR), Gávea (RJ) e Cristal (RS).
A estrutura para corridas do hipódromo de Cidade Jardim também merece destaque, contando com quatro pistas, sendo que as raias de grama, com 2.119 metros, e de areia, com 1.993 metros de volta fechada, são utilizadas para as corridas oficiais.
O principal momento do ano é a realização do GP São Paulo, disputado em 2.400 metros, na pista de grama, e que representa o ponto máximo de uma rica programação, que também inclui os GPs Presidente da República (G.1), OSAF (G.1), ABCPCC (G.1) e Juliano Martins (G.1), entre outras importantes provas.
Com amplo estacionamento, o Jockey Club oferece gratuitamente ao público uma extensa área verde com conforto, segurança e atrações para as crianças, como o conhecido passeio de pôneis e o playground. Além disso, três consagrados restaurantes atendem os frequentadores: Charlô Jockey, Mercearia Jockey e Cânter Bar.
Dados do clube
Data da fundação: 14 de março de 1875
Número de sócios: 2.196 associados (Dados ACESC)
Endereço: Av. Lineu de Paula Machado, 1.263 – Cidade Jardim – SP-SP – CEP 05601-000
Telefone: (11) 2161-8300
Site: www.jockeysp.com.br
E-mail: sebastiao@jockeysp.com.br
Contato Diretoria Cultural: Sebastião Sales – sebastiao@jockeysp.com.br
Contato Diretoria Esportiva: Sebastião Sales – sebastiao@jockeysp.com.br
Sociedade Harmonia do Tênis

Sociedade Harmonia do Tênis
O Sociedade Harmonia de Tênis foi fundado em 1930 por um seleto grupo de pessoas, que incluía alguns dos maiores tenistas da época, com uma identidade distinta dos demais clubes existentes em São Paulo, que eram as entidades poliesportivas.
A proposição do Harmonia era ser um clube de tênis e um centro de convivência sociocultural.
A sede da sociedade, projetada pelo arquiteto Fábio Penteado, é um edifício tombado pela cidade de São Paulo.
Hoje, mais de 70 anos após sua fundação, o Harmonia evoluiu muito, modernizou-se, sem, contudo, alterar os seus objetivos de origem.
Possui uma sede social que abriga sala de jogos, bar, restaurante, sala de TV, cinema, sala de snooker e salão de eventos.
A parte esportiva conta com um moderníssimo ginásio de fitness, saunas, uma piscina para adultos e uma infantil, duas quadras de squash e uma poliesportiva e salas de aulas para ballet, ginástica, judô, sapateado e jiu-jitsu. O clube dispõe ainda de barbearia, salão de cabeleireiro, vestiários e enfermaria.
No setor de tênis, nove quadras, todas de saibro, incluído aqui o Estádio Anésio Lara Campos.
Com uma notável visão arquitetônica, continua sendo o único estádio particular específico para tênis em São Paulo, no estilo inglês, com um belíssimo anfiteatro para cerca de 1.500 pessoas, entradas laterais para o público, túnel de acesso para os jogadores e uma quadra de saibro totalmente isolada, cercada de jardins e árvores centenárias.
Uma quadra histórica para o tênis paulista e brasileiro que tem sido sede de grandes campeonatos nacionais e internacionais desde sua inauguração, em 1930.
Foi um dos locais de disputa do torneio de tênis dos Jogos Pan-Americanos de 1963.
Dados do clube
Ano da fundação: 1930
Número de sócios: 6.200 associados (Dados ACESC)
Endereço: Rua Argentina, 711 – SP-SP – CEP 01436-010
Telefone: (11) 3083-0184
Site: www.sht.org.br
E-mail: secretaria@sht.org.br
Contato Diretoria Cultural: Ivani Alves – ivani@sht.org.br
Contato Diretoria Esportiva: Alvaro Dias – esportes@sht.org.br
Yacht Club de Santo Amaro

Yacht Club Santo Amaro
08/08/1930 – Hans Clarenbach, Carl Dickoré, Georg Münch, Willi Schulze, Ludwig Schwedes, Ernst Steen e Hermann Paulsen fundam o Deutscher Segel-club (DSC), ou Clube Alemão de Vela em um terreno arrendado da companhia de eletricidade Light & Power.
1932 – O DSC contava com 82 sócios, 19 veleiros, 6 barcos a motor e 8 a remo.
1933 – Conquista da 1ª vitória em competições interclubes na regata inaugural da Guarapiranga Race Cup. Esta regata virou tradição e entre os anos de 1933 a 1935, das 9 disputadas o DSC ganhou 8.
1935 – O clube passa a ter no seu patrimônio 120 sócios e 34 veleiros.
Neste ano ocorre a 1ª regata feminina vencida por Irene Hauer.
1938 – O clube passa por mudanças estatutárias em função do regime ditatorial brasileiro e é rebatizado como Yacht Club Santo Amaro.
1942 – O YCSA já conta com 138 sócios e, devido à II Guerra Mundial é obrigado a mudar seu comando administrativo para atender exigências políticas. Neste ano assume a comodoria Alberto Kowarick mas em abril o cargo passa a ser ocupado pelo brasileiro Renato de Toledo. Em outubro a comodoria passa às mãos de Hans Altemburg.
1943 – Os sócios já somam 157 e a área do clube aumenta em mais 6.000 m².
1944 – O clube chega ao final da temporada na 1ª colocação da classificação geral após 88 regatas disputadas e começa a tornar-se conhecido em todo Brasil.
1945 – Delegações de vários Estados brasileiros se hospedam no YCSA para o I Campeonato Brasileiro de Vela. Em agosto, assume a comodoria Carlos Borchers por um curto período, quando em seguida, Carl Biekarck é eleito para uma longa gestão. Começam a despontar alguns de nossos atletas: Peter Mangels, Harald von Sydow, Hans H. Domschke, Joaquim Roderbourg e Wolfgang “Putz” Richter.
1946 – Após disputar 42 provas, o YCSA termina a temporada na 1ª posição da classificação geral.
1948 – Wolfgang Putz Richter é indicado pela Federação Paulista de Vela após seu grande destaque nas competições, para competir nos Jogos Olímpicos de Londres, onde termina na 11ª colocação.
1949 – Carl Biekarck deixa a comodoria e assume Werner Ahrens.
Dados do clube:
Data da fundação: 8 de agosto 1930
Quantidade de sócios: 250
Endereço: Rua Edson Régis n°481
Telefone: (11) 5687-8847
Site: www.ycsa.com.br
E-mail: atendimento@ycsa.com.br
Contato Diretoria Cultural: diretoriasocial@ycsa.com.br – Cristiane Soares
Contato Diretoria Esportiva: atendimento@ycsa.com.br – Eric Piquee
Faça parte da ACESC
Conheça as inúmeras vantagens e alavanque seus negócios